audiobooks
Os audiobooks são um sucesso de venda nos Estados Unidos e já são muitos os sites relativos à venda de livros, que já tenha à disposição, por um clique de 30 segundos ou pouco mais a audição de certo livro. Ponho-me a imaginar como serão as audições de "Ulisses", "Dom Quixote",entre outros, por esse formato. E os romances de Thomas Bernhard e Samuel Beckett, como serão? Sei que os audiobooks fazem cada vez mais parte de uma nova geração ipódica. Agora, não sei como funciona, penso num romance de José Luís Peixoto, que tem a frase "quero morrer" tatuada obsessivamente em duas páginas inteiras, não sei como seria em formato sonoro.
Acho que os audiobooks devem ser óptimos para os livros de auto ajuda. Quanto aos outros, prefiro lê-los do que ouvi-los.
Acho que os audiobooks devem ser óptimos para os livros de auto ajuda. Quanto aos outros, prefiro lê-los do que ouvi-los.
2 Comments:
Em Portugal há já uma meia dúzia de anos fez-se a experiência, a cargo, creio , da d.Quixote -vendeu pouco e acabou.Foi pena.Excelentes leituras de Contos Populares Portugueses, Peregrinação, O Delfim,e um soberbo Amor de Perdição (quase todos lidos por gente da Cornucó
pia-este último por Luís Miguel Cintra) -para ler/ouvir tranquilamente, em casa, ou no carro, do mesmo modo que se ouve m+usica.E dar vontade de ler ou reler depois os livros...
Em França fazem-se de ainda mais longa data.Tenho, por ex,.Le Premier Amour de Turgueniev e dá-me grande alegria ouvir e ler o livro, antes ou depois.É preciso é que sejam bem lidos.
Não é, pois,creio, exclusivo dos Estados Unidos.
E não são cada vez mais as edições de poemas lidos, em CD? E não é tão bom poder, para alem de lê-los, ouvi-los bem lidos?Associaj-se assim duas artes: a da escrita e a da leitura em voz alta.
Nada disto ameaça a leitura do livro -eu acho mesmo que a incentiva.
Sim, os livros no formato sonoro não é somente real nos Estados Unidos. Tenho a percepção, se calhar, por conhecer melhor o que se edita lá, que há cada vez mais audiobooks. Tb acho que não ameaça, nem substitui a própria leitura do livro, simplesmente esta forma venho solucionar a falta de tempo de que mt gente se queixa.
Eu gosto de ouvir os poemas lidos pelos próprios poetas, mas se soubesse de quantos poetas gosto quando lêem um poema em voz alta...
Já agora, a colecção de poesia dita, com poemas lidos por actores, da Casa Fernando Pessoa e Editorial Presença é das melhores que conheço, no que diz respeito à edição que se faz por aqui. agora lá fora, é um mar...
Enviar um comentário
<< Home