As palavras de Tonino Guerra

(...) Será que existe uma fronteira nítida entre o que é palavra de cinema e o que é palavra de televisão?
A televisão é um meio prático, capaz de nos dizer que há uma guerra, que alguém morreu. E pode fazê-lo bem. Mas se pensarmos, por exemplo, em Tarkovski, aí temos alguém que sabe trabalhar a espiritualidade da palavra. Angelopoulos também é um amante da palavra. Antonioni não, não gosta da palavra.
Antonioni prefere a imagem?
Sem dúvida, porque ele diz que a imagem já contém a palavra. Daí que o seu argumentista (e eu fiz 12 filmes com ele) dependa do facto de nele não haver uma boa relação entre palavra e imagem.
Quer isso dizer que, com Antonioni, se sente submetido ao poder da imagem?
Por vezes. Em alguns momentos, senti que os diálogos sofriam com esse domínio. Por exemplo, quando pensámos fazer O Deserto Vermelho [1964], falámos com uma grande poetisa italiana chamada Amelia Rosselli [1930-1996]. Ela estava doente e nós perguntámos-lhe como estava. E ela, para descrever o que sentia no cérebro, disse-nos assim "Há momentos em que até me doem os cabelos." Entretanto, o filme entrou em rodagem. Já no final, na região de Ravenna, Antonioni decidiu filmar uma cena em que apenas pediu a Monica Vitti que corresse para a casa do homem que ama. Ela chegava, ansiosa, quase que parecia que ia matar alguém. O homem pergunta-lhe que se passa com ela. E o que é que Antonioni pediu para ela responder? "Doem-me os cabelos." (...)
In DN,25 de Julho de 2005.
4 Comments:
Já viste o DVD do Nostalgia? Tem um documentário muito bom. A Conversation between Andrei Tarkovsky and Tonino Guerra (1979): http://www.acs.ucalgary.ca/~tstronds/nostalghia.com/TheTopics/Tarkovsky_Guerra-1979.html
que giro, ia colocar um post sobre Nostalghia, e acabei por não deixar aqui.tenho filme, mas não a entrevista. vou lê-la. obrigada.
interessante este post...ainda ontém coloquei no nosso blogue uma referência a tonino guerra... estanhas coincidências...
é a primeira vez que cá venho e gostei do blogue....até breve
Pois é, são várias as coincidências na esfera dos blogues. Por isso, já deixei de estranhar tais.
Enviar um comentário
<< Home